Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono

Associação sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento e assistência de pessoas com deficiência intelectual.

  • 0

    VAGAS CRIADAS
  • 0

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A Kodomo-no-Sono foi fundada em 1958 pelo reverendo budista Ryoshin Hasegawa que veio ao Brasil no início dos anos 50 com a missão de estabelecer o Templo Budista Nippakuji em São Paulo.

Ao entrar em contato com a comunidade nipo-brasileira, ficou preocupado com a falta de assistência aos deficientes intelectuais e mesmo de amparo e orientação aos seus respectivos familiares.

Assim, concomitantemente às atividades do Templo foi constituída a Escola Nippakuji (voltada ao ensino da língua japonesa) que abrigava o Departamento de Tratamento de Educação de Excepcionais que iniciou as atividades com 13 crianças.

Estes foram os primeiros passos da Kodomo-no-Sono (Jardim das Crianças) que em 1959 transferiu suas atividades para Itaquera numa chácara doada por Kichisaburo Iguchi, numa área de 15.470m².

Atualmente são assistidas 70 pessoas com deficiência intelectual, entre 25 a 74 anos (alguns cresceram dentro da instituição).

Ao longo dos anos, nesse local, além dos alojamentos, refeitórios e salas de aulas, foram construídos ao auditório e o Centro de Treinamento englobando diversas atividades produtivas realizadas pelos assistidos.

Desde o princípio o lema do fundador foi “ Não para eles e sim, junto com eles!” – visionário, desde a fundação da entidade Ryoshin Hasegawa praticou e almejou a inclusão social antes mesmo da disseminação deste conceito. Desde então, tal é nossa luta e missão.