Associação dos Moradores da Zona Norte - Transforma ZN
São Paulo, SP

Associação dos Moradores da Zona Norte

A Associação dos Moradores da Zona Norte foi fundada em 1983 e atua com crianças, adolescentes e famílias da região. Foco educação infantil e social.

Sobre a organização

A Associação de Moradores da Zona Norte foi fundada em 1983, pelo Movimento de Loteamentos Clandestinos. Nasceu de um projeto através do qual estudantes do curso de Direito da PUC-SP e membros da Igreja Nossa Senhora do Carmo prestavam atendimento à população carente. A associação atuava na luta por direitos básicos, a melhoria de condição de vida na região, e pela implantação de equipamentos mínimos para o atendimento à saúde e educação das famílias. Tal atuação foi decisiva na construção do Movimento da Habitação da Região Norte, que resultou na criação dos bairros: Jardim Filhos da Terra, Jova Rural, Jardim Felicidade e Santa Casa. Com o objetivo de minimizar as situações de risco social e vulnerabilidade da região que é formada por bairros periféricos, em grande aglomerado, oriundos de loteamentos clandestinos e ocupações.

Visando suprir as carências do território, respeitando sua diversidade, mas atuando sempre na garantia de direitos, empoderamento dos sujeitos e pleno exercício da cidadania

entidade passa a desenvolver trabalhos sociais e educativos

fundamentais para amenizar a realidade daquela população.

• Organizar e desenvolver trabalhos na área de Educação, voltadosa criança, ao adolescente e a família como um todo;

• Combater o analfabetismo;

• Atendimento Jurídico ( orientação quanto á regularização de terrenos);

A necessidade de que a educação infantil promova o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos, de

forma integral e integrada, constituindo-se no alicerce para o pleno desenvolvimento do educando. O desenvolvimento integral da criança na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses torna-se imprescindível a indissociabilidade das funções de educar e cuidar.

Mantém ainda ações em prol da regularização de loteamentos, cidadania e solidariedade e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos em 5 núcleos, atendendo 100 educandos no total.

A AMZN mantém uma sede onde presta atendimento social à população, realizando acolhimento e escuta qualificada de demandas, oferecendo orientação sócio-jurídica e encaminhamentos à rede, com vistas a garantia de direitos. Desenvolve ações na área da educação infantil, mas sem perder seu vinculo com a comunidade, suas necessidades e vulnerabilidades. Diante de um território com alto índice de vulnerabilidade busca a promoção da inclusão desta população políticas sociais da Rede de Proteção do município visando a superação da pobreza.