É local de encontro das maiorias minorizadas, suas lutas e vozes. Busca mudanças, inclusão e qualidade de vida, sociedade justa, igualitária e menos desigual.
O DiverCidades é um ponto de apoio entre grupos e pessoas que buscam as mudanças sociais necessárias na atualidade. Temos o propósito de desenvolver ações e projetos para a promoção da inclusão e da melhoria da qualidade de vida das maiorias sub-representadas em espaços de poder na sociedade. Buscamos atuar na luta por direitos básicos como alimentação, saúde e segurança, assim como no fomento às mudanças estruturais necessárias para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e progressivamente menos desigual.
O DiverCidades é o sonho coletivo! Em 2018, um grupo de pessoas engajadas com históricos de atuação e militância variados se reuniu para promover ações sociais e fortalecer direitos de pessoas que, historicamente, sofrem violações no Brasil. Hoje somos 14 colaboradoras e colaboradores regulares, entre advogadas, arquitetas, cartunistas, professoras, psicólogas, cientistas sociais, historiadoras, comunicadores, educadores físicos, contadores e empreendedoras sociais. Prestamos assessoria a organizações sociais, trabalhamos com
inclusão e desenvolvemos projetos sociais e culturais.
Temos um leque amplo de atuação, com projetos distintos pautados por diferentes vozes de luta dentro da nossa atuação. Com isso, dividimos nossa atuação em quatro eixos que se interseccionam em todos os projetos que atuamos:
1 - Educação e Formação
2 - Direitos humanos e sociais
3 - Cidade e Meio Ambiente
4 - Mobilização e redes
Em 2021, realizamos um planejamento estratégico e estabelecemos como prioridade os seguintes programas:
1) No Corre: voltado ao fortalecimento institucional, econômico e de direitos de trabalhadores periféricos.
2) Ubuntu: voltado ao atendimento de mulheres e meninas negras nas quebradas para promover a continuidade de seus estudos, inclusão econômica, enfrentamento à violência de gênero e promoção da saúde, com foco para os direitos sexuais e reprodutivos.
Em 2022, iniciamos os encontros Ubuntu, em parceria e com doações pontuais de pessoas físicas e jurídicas, e já impactamos cerca de 50 mulheres da região da Brasilândia, Freguesia do Ó e Cachoeirinha com acolhimento, formações, acesso a informações sobre direito e saúde da mulher.
Por fim, vale ressaltar que nossa capacidade de gestão e realizações está atrelada às associadas e associados do Instituto, que realizam muito ao longo desses três anos.
Em 2023, com uma melhor estrutura, mais financiamentos, alcançamos resultado ainda melhores. Buscamos voluntários para somar com a gente nestes programas.