Instituto Esperança Garcia - Educação, Arte e Cultura - Transforma ZN
São Paulo, SP

Instituto Esperança Garcia - Educação, Arte e Cultura

O Instituto tem origem no coletivo Esperança Garcia com 10 anos de atuação com formações, ações artísticas voltadas à cultura negra e ações socioambientais.

Sobre a organização

O Instituto Esperança Garcia – Educação, Arte e Cultura, fundado em 2019 tem como origem o coletivo Esperança Garcia que atua há 10 anos na região noroeste da cidade de São Paulo com atividades de Educação, Arte e Cultura Negra e com ações socioambientais.

Neste território, atua em diversas frentes:

- Cultura no Quintal do Quilombo da Parada - o Quilombo da Parada é a sede do Instituto e também um centro cultural localizado na Comunidade do Estância Jaraguá. Desde de 2015 realiza, gratuitamente, aos finais de semana, atividades educacionais, culturais, artísticas e socioambientais para mulheres, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social - expressão corporal e cidadania, capoeira angola, inglês, horta, serigrafia, teatro, cosmética natural, cabelo afro, entre outras. Também é oferecido um café da manhã com elementos da culinária afro-brasileira.

O Quilombo sedia a Biblioteca Comunitária Susana de Paula onde são realizadas atividades de contação de história, mediação de leitura e estudos, sendo o acervo disponibilizado para empréstimo. O Quilombo também recebe alunos e professores de escolas públicas para a realização de atividades complementares.

https://www.facebook.com/culturanoquintaldoquilombodaparada/

- Esperança Garcia na escola - realização de formação de professores e oficinas para estudantes em escolas públicas de Parada de Taipas - EMEF Prof. Enzo Antonio Silvestrin; EMEI Parada de Taipas; EMEF Raul Pompeia; EMEF Tenente Moisés Elias de Souza.

- Esperança Garcia no território - Ações realizadas mediante parcerias com outros órgãos do poder público, coletivos e organizações do terceiro setor como: Fundação CASA, Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, Centros de Apoio Psicossocial - CAPS, Centros Culturais Independentes, entre outros. Dentre as atividades realizadas, destacamos: saraus literários; Encontro Cultural de Mulheres das Periferias; rodas de conversa sobre realidade Racial Brasileira e a Lei 10.639/03; ciclo de atividades "Estética Negra: Uma Beleza de Enraizada" - cabelo afro, expressão corporal; Saúde da mulher negra entre outras.

Nestes 10 anos de atuação, estimamos que já foram beneficiados pelas atividades do Esperança Garcia mais de 15.000 pessoas da região de Parada de Taipas, principalmente, mulheres, crianças e jovens.

Pretendemos dar continuidade às ações nessas três frentes, principalmente neste momento histórico em que os direitos conquistados historicamente por comunidades negras e periféricas vem sofrendo graves perdas. Momento de restrição aos espaços de participação cidadã. E momento de perdas no campo socioambiental.

Buscaremos também, nestes próximos anos, qualificar a atuação da equipe do Instituto Esperança Garcia, contribuindo para profissionalizar sua atuação, e assim, para a continuidade e ampliação de suas ações.