Instituto Social Santa Lucia

Atendemos crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e suas famílias, com ações que proporcionem inclusão social e o exercício da cidadania.

placeSão Paulo, SP
  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 43

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

Em meio aos desafios da cidade mais rica e também a mais pobre em razão das diversas vulnerabilidades e da dispare distribuição de renda, nasceu o sonho de mudança no cotidiano das famílias de uma das regiões que já foi considerada a com maior concentração de pobreza e violência da cidade.

Fundada em 2000, a então Associação de Moradores do Jd Santa Lucia I e Adjacências inicia suas atividades sociais unindo esforços da comunidade local para um futuro melhor. Protagonizou a luta pela urbanização da favela local e o direito de acesso aos serviços e políticas públicas na região do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.

Pequenas ações marcaram o início de uma jornada com grandes mudanças, em especial, a implantação do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA e o primeiro Telecentro através de parcerias com a municipalidade e iniciativa privada.

O trabalho realizado na região sul da cidade, abriu portas para a cidadania tão sonhada e o Instituto passa a dividir com o Estado o conhecimento até ali adquirido, buscando qualificar-se na execução de políticas sociais, deixando de ser apenas uma Associação, abraçando novos desafios no enfrentamento à pobreza e a vulnerabilidade social.

A partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social, o Instituto passa a ser co-responsável na execução de serviços e políticas públicas na área de Proteção Social Especial e Proteção Social Básica, contribuindo para o fortalecimento da Política de Assistência Social na cidade de São Paulo.

Hoje o Instituto Social Santa Lúcia mantém serviços e projetos sociais em parceria com a municipalidade, que são desenvolvidos por cerca de 400 trabalhadores sociais.Entre os desafios, assumimos talvez o maior da área social: a execução de serviços da assistência social no âmbito da proteção social especial, atendendo a demanda de população em situação de rua e abandono, acolhimento, abrigo, crianças e adolescentes em situação de rua, trabalho infantil, abuso e violência sexual.

É por meio de ações que propiciem o resgate de laços familiares e trabalhos conjuntos com a rede publica e privada com ênfase no fortalecimento da garantia de direitos que podemos minimizar o cotidiano expresso pela vulnerabilidade social.


Endereço

Rua Doutor Natalino Righeto - Parada Inglesa, São Paulo - SP, Brasil - 114

Voluntários

43 voluntários