PIPA

Promovemos o protagonismo de crianças e adolescente, trabalhando a favor da justiça social nas esferas do brincar, da cultura, da arte e da educação não formal.

placeSão Paulo, SP
  • 1

    VAGAS CRIADAS
  • 9

    VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

Sobre a ONG

A nossa história começa em 2012, com um grupo de amigos que, com o objetivo de conhecer as necessidades da comunidade do Peri Alto - bairro da zona norte de São Paulo, com alta vulnerabilidade social - realizou um trabalho de pesquisa com os moradores e se confirmou a inexistência de equipamento público de lazer ou de cultura na região.

O Projeto PIPA nasce, então, com a proposta de oferecer, em especial às crianças e aos adolescentes, um espaço de integração a fim de minimizar a deficiência desses equipamentos na região.

Em 2018, o Pipa passa por um processo de institucionalização. Deixa de ser um coletivo e passa a ser uma organização social. Nasce a Associação Pipa unindo forças com o Preparando o Futuro – Cursinho Popular, com o propósito de expandir suas ações e dar maior sustentabilidade aos dois projetos.

Atualmente somos uma Organização da Sociedade Civil com o objetivo de promover o protagonismo de crianças e adolescente e atuar a favor da justiça social nas esferas do brincar, da cultura, das artes e da educação não formal.

Atuamos no bairro Jardim Peri, no distrito Vila Nova Cachoeirinha e na Brasilândia, bairros vizinhos da Zona Norte de SP, ambos classificados como Grupo 6: Vulnerabilidade Muito Alta (o último da escala), segundo o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social).

Não possuímos convênio e/ou parceria com o poder público, atuamos de forma voluntária, 4 dias por semana.

Círculo: PERIpécias:

- Atividades voltadas para o: Resgate do Brincar (Oficinas Lúdicas com o Dia do Brincar e Dia de Cinema);

- Incentivo à Leitura (Biblioteca e Cantinho da Paz);

- Alfabetização (Projeto Letra Viva de Alfabetização para crianças que passaram da idade comum e não estão alfabetizadas);

Cultura Popular (Ensaio do grupo de Crianças do Maracatu Encanto da Mata).

Círculo: Preparando o Futuro:

- Cursinho Popular, com o objetivo de ingressar em Escolas Técnicas (ETECs), e desenvolvimento de Projeto de Vida, com aulas de orientação vocacional, saídas culturas e visitas técnicas.


Endereço

R. Taquaraçu de Minas, 92 - Jardim Peri, São Paulo - SP, Brasil - Casa 2

Voluntários

9 voluntários